Marketing Viral no Facebook, 18 dicas para criar seu viral

08/10/2013 10:33

Marketing Viral no Facebook, 18 dicas para criar seu viral

 



Semente de mostarda      
 
Árvore de Mostarda


Marketing Viral no Facebook, 18 dicas para criar seu viral

Marketing Viral no Facebook está em alta, vemos a todo momento postagens curiosas, engraçadas, emocionantes e em grande parte, quase sem utilidade a não ser nos causar boas risadas. Como a propaganda viral é extremamente acessível e gratuita, resolvemos entender melhor como funciona um conteúdo viral. Pois pode ser uma excelente ferramenta de branding para se posicionar no mercado. Reunimos alguns artigos e nós mesmos analisamos Fã Pages de grandes empresas no Facebook. Confira abaixo 18 características de marketing viral que selecionamos para vocês:

01 – Sementes bem selecionadas

- Escolha as pessoas certas no Facebook para começar o viral e crie um efeito “gatilho”

02 – Conteúdo é QUASE tudo

- Assuntos que sejam interessantes e relacionados às pessoas, como Humor, Utilidade, Relacionamentos, Interesses comuns, etc.

03 – Conteúdo NÃO é rei!

- Bebê sorrindo, gato engraçado, toupeira com olhar dramático tem conteúdo?
- Simplicidade, humorístico e/ou “fofo”, mulheres sensuais, etc. são exemplos de viral.

04 – Associações rápidas

- Você tem de 3 a 5 segundos para comunicar sua mensagem, que deve ser clara desde o início.
- Compreensão universal da piada pode ajudar, exemplo “bebê sorrindo”

05 – Fazendo as pessoas sentir alguma coisa

- Gere risos, curiosidade, surpresas e toque corações com seus virais no Facebook.

06 – Ter seu próprio espaço (Fã Page ou Perfil no Facebook)

- Você tem que ter um local seu, para que os seus virais lhe tragam retorno em fluxo de visitas e aumento de seguidores

07 – Doar produtos ou serviços

- Ofereça produtos ou serviços grátis, isso sempre gera um bom retorno se o que você oferecer for útil para as pessoas.

08 – Libere seus virais de uma vez só

- As pessoas viram um, se animarão de ver o próximo viral no Facebook (ex. vídeo)

09 – Paciência, seu conteúdo pode não se tornar viral imediatamente

10 – Ouvir o que as pessoas querem

- Isso pode gerar boas ideias para criar virais.

11 – Não vender ou divulgar seus produtos ou serviços claramente, seja subjetivo
- As pessoas não farão propaganda de graça, elas querem algo em troca.

12 – Mostre de forma sutil de onde vem este viral (sua empresa)

- Anexar um tag simples na parte inferior de cada mensagem enviada livre. Exemplo seria um slogan com o nome da sua marca, adicionar o seu logo com o site, entre outros.

13 – Utilidade

- Ajudar as pessoas a resolverem qualquer tipo de problema, lhes causam a sensação que elas não conseguiriam se não fosse o seu site, blog, ou Fã Page no Facebook.

14 – Formadores de Opiniões

- Os formadores de opiniões estão a frente das tendências, use-os como sementes no Facebook

15 – Informações Vazias

- Utilizar assuntos do momento. Exemplo celebridades, noticias politicas, etc.

16 – Apoie algo em comum

- Afinidade é impulsionada por emoções, que estimula e inspira alguém a apoiar algo em que acreditam e tem as mesmas paixões dos outros que também compartilham da missão, ideia, forma de pensar, etc .

17 – Fatores que geram compartilhamento (interação entre as pessoas)

- Expressão pessoal, afinidade, validação, gerar inquietação, aumento de status, altruísmo e interesses pessoais são temas que geram compartilhamento e discussões.

18 – Utilize os tipos de Virais mais comuns

- Imagens e fotos: ilustrações, pequenos cartazes, montagens, etc
- Frases curtas: impacto emocional, lembranças, humor, etc
- Perguntas: com afinidade, rápidas e talvez trivial
- Fato do momento: acontecimentos recentes, normalmente triviais
- Assuntos polêmicos e/ou comum a massas: funciona, mas tenha cuidado para não criar discussões e imagem negativas
- Ironia: gerar humor com comparações irônicas
- Mulher: Imagens de mulheres sempre chamam atenção
- Imagem de “emplacamento”: Ex.: Essa pessoa adora… (seta aponta avatar, como abaixo)



- Datas comemorativas: parabenizar com fases ou layouts criativos, etc
- Vídeos: que tenham a essência do viral
- Futilidades: tiram o stress e chamam a atenção
- Brincadeiras com curtir: “Se vc concorda… Gosta… Etc… Dê um curtir” Veja o exemplo abaixo:



- Incompletude nos textos e/ou perguntas soltas: geram comentários e discussões
- Gráficos, infográficos, montagens interessantes:



Referências:
http://www.briansolis.com/2010/03/i-dont-believe-in-viral-marketing/
Análises de fã pages famosas (Skol – Caldeirão do Hulk – Coca-Cola – Itau)
Esperamos que usem essas dicas como referência para que sua Fã Page decole! O Marketing Viral no Facebook pode te ajudar a criar conteúdos que se propaguem automaticamente e quem sabe, surjam alguns memes com a assinatura da sua marca ;-D

Até o próximo artigo!
@e_moderno

Bruno Avila
Brav Design – Consultoria em Branding